Teste Menu 2


 

Dissensões nas ceias de irmãos. O modo de celebrar a Santa Ceia do Senhor. I Corintios 11: 17-34

" Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor,
senão para pior. Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias,
para que os que são sinceros se manifestem entre vós. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor.

Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se. Não tendes, porventura, casas para comer e para beber?
Ou desprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisso não vos louvo. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus,
na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto emmemória de mim. Semelhantemente também,
depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque,
todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo,
e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados,
somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. Mas, se algum tiver fome, coma em casa,
para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco".

São João 13:1-20 Jesus lava os pés aos discípulos
" Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. E, acabada a ceia,
tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus,
e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxuga-los com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus:
Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estão limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes,
e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar. Desde agora, vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Na verdade, na verdade vos digo que se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou".

A última Páscoa e a Santa Ceia.
(Mc 14.12-26; Lc 22.7-23; 1Co 11.23-29)
São Mateus 26:17-30
" E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus,
dizendo: Onde queres que preparemos a comida da Páscoa? E ele disse: Ide à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo;
em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, enquanto eles comiam,
disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram um por um a dizer-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele, respondendo,
disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura, sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e,
abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai. E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras".

A ceia é do Senhor. Não é algo que algum homem tenha imaginado e feito de modo que entenda melhor. Sendo do Senhor, precisamos pratica-la como foi ensinada.

Em primeiro lugar temos: O pão asmo

Isto é, sem fermento. O texto diz: E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos (Mateus 26:17). O pão feito com farinha de trigo e água, apenas.
Isto é um símbolo da Palavra, que é Cristo, a farinha moída toda do mesmo tamanho. Um tipo da igreja que crê em Jesus Cristo, o mesmo ontem, e hoje e eternamente (Hebreus. 13:8)
e se Pão Asmoalimenta da Palavra de Deus não adulterada por credos dogmas e tradições humanas. O fermento indica a hipocrisia humana; o falso ensino misturado com a Palavra de Deus. E isto não deve estar na mesa espiritual da verdadeira igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O pão não deve ser redondo, devido à hóstia romana ser redonda, e que é uma adoração ao deus sol. Deve ser feito pelas mãos do sacerdote, pois é ele que ministra as coisas sagradas do altar.
Não deve ser feito em casa aonde haja contendas.A Consagração é feita pelo sacerdote durante a ministração, que o quebrara, tal como Cristo partiu o pão e deu-o aos Seus discípulos; e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Cada pessoa deve examinar a si mesma antes de chegar a mesa da ceia.
Deve ser com discernimento do corpo do Senhor, com temor e tremor, não indignamente, pois esta é a razão porque há tantos fracos, doentes e que dormem no seio da igreja.

Em segundo lugar: O vinho

O texto diz: “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo:
Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes,
em memória de mim” ( I Cor. 11:25). Ela é o fruto da vide. O vinho deve ser puro, seco, devido ao seu valor simbólico, pois o vinho é uma bebida autentica com vida em si mesma. A vida está no sangue. O vinho representa esta vida que está no sangue.
A célula sanguínea do Salvador foi rompida no calvário, liberando a Vida que estava ali dentro.
E hoje esta vida vem sobre nós no Batismo com o Espírito Santo. Sua vida em nós. Cristo em vós.

Não deve haver escrúpulos por causa do vinho. É um mandamento do Senhor e deve ser tomado com boa consciência. Ele foi ferido pelas nossas transgressões; e moído pelas nossas iniqüidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. É nisso que devemos pensar na hora da ceia.

Em terceiro lugar: O lava-pés

Texto diz: "Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e,
tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxuga-los com a toalha com que estava cingido" (João 13:3-5); Ele disse mais no verso 14: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo,
para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”
Lava pésNão foi apenas um exemplo de humildade, foi um mandamento – como Eu fiz, fazei vós também, disse Ele. O amor de Deus está em praticar aquilo que Ele ensinou. Esta doutrina foi também ensinada pelos apóstolos, conforme I Timoteo 5:9,10 :

"Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; tendo testemunho de boas obras, se criou os filhos, se exercitou hospitalidade,
se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda boa obra". O lava-pés não é uma lição de humildade. Ela esta exemplificando a lavagem de água pela Palavra. Na carta de Paulo aos Efésios, diz: "Vós, maridos, amai vossa mulher,
como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar,
purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". (Efésios 5:25-27). Em São João diz: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós;
como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim". (São João 15: 1-4).
Jesus disse a Pedro: “Se Eu não te lavar, não tens parte comigo”.. Toda pessoa que é salva por Jesus Cristo, genuinamente, passa por este processo de santificação feito pela Palavra falada de Deus.
Paulo diz: Sem santificação ninguém verá a Deus". (Hebreus. 12:14).



Postar um comentário

 
Top